21 maio 2004

"Festival RTP para o Triunfo na Eurovisão"

logoprimeirofestival.jpgJá tinha pensado neste título, neste formato e depessa percebi que fazia sentido. Estão a ver o "Sonho de Mulher" da SIC? Pois reparem que o concurso Miss Portugal ganhou novo fôlego, mantendo a gala final intocável. E porque não fazer o mesmo com o velhinho Festival RTP da Canção, misturando-o com uma espécie Operação Triunfo?

Imaginem, um mês com 12 concorrentes dentro da academia. As primeiras duas semanas iriam servir para formação vocal, tal como acontece hoje com a OT. Na terceira semana seriam entregues as 12 músicas, uma para cada um dos formandos, que deveriam ser treinadas, trabalhadas e, por fim, apresentadas no grande "Festival RTP da Canção", que decorreria como antigamente. No final, durante meia-hora, o público votaria e os resultados dados por um representate de cada capital de distrito como era habitual. Até lhe poderiamos chamar "Festival RTP da Canção para o Triunfo na Eurovisão". (lol)

A sério, a princípio a ideia pode parecer disparatada, mas olhando bem até tem por onde se pegue... Mas não passa disso mesmo, uma ideia...

18 maio 2004

O Benvindo no Rock in Rio e no Euro 2004

Alguém já reparou nos cartazes que a Câmara de Lisboa espalhou pela cidade? (Já devem ter visto, a notícia deu no Jornal da Noite da SIC.) São de cair para o chão a rir! Dizem simplesmente "Benvido" na primeira linha e mais abaixo "Rock in Rio" ou "Euro2004". É giro, ficamos todos a saber que estes dois acontecimentos terão a presença do amigo "Benvindo", que seja lá quem for, está a dar que falar.

Deixando-nos de ironias! Não quereriam eles escrever "Bem-vindo"? Meus amigos, e estou a falar com a Câmara, não sabe que se trata de uma palavra composta com o uso de "bem" e "vindo" separados por "tracinho"... Até a minha afilhada com 6 anos sabia isso.

Além do mais esta gente deve ter memória curta, porque em 1999, no final do ano, a Telecel lançou uma campanha que dizia "Benvindo 2000" e todo o país lhes caiu em cima, obrigando-os a corrigir todos os milhentos cartazes colocados.

A justificação de que aquilo foi uma oferta da organização do "Rock in Rio" também é gira! Então porque razão está o logo da Câmara e não o da referida organização?

Vá lá, toca mas é a tirar os cartazes e a refazê-los, porque se não, qualquer dia toda a gente jura a pés juntos que "bem-vindo" é "benvindo", e depois vão todos para a escola aprender as regras BÁSICAS da língua portuguesa.

17 maio 2004

O Adeus ao Festival na Europa Ocidental

Pois é meus amigos, por mais que nos custe, a partir de agora vai ser muito complicado tirar o Festival da Eurovisão de Países de Leste, antigos Estados Jugoslavos, Nações Bálticas e daí por diante... Querem maior prova disso do que o que aconteceu no passado Sábado?

As coisas até corriam mais ou menos bem até aos 5 pontos, mas a partir daí era o descalabro; vinha a vizinhança toda. Foi um "vê se te havias" como nunca esperei ver. Eu compreendo que a maior parte deles estiveram únidos em estados federais, mas deviam ter um bocado de bom senso. Não me refira à canção vencedora, que tinha mérito para a primeira posição, ou para a segunda classificada, que era foríssima, mas o resto, meu Deus! Croácias, Bósnias, Macedónias, Albânias e tudo mais... E depois a "Mãe Rússia" a ameaçar disfarçadamente que iria dar os seus preciosos votos, de milhões espalhados por dois continentes, à Europa (Palavras quase exactas da locutora russa). Como dizia o comentador da BBC, que geralmente têm os pés acentes em terra firme, é ridículo!

Vítimas da noite, algumas músicas apontadas como favoritas, como "1 life" da Bélgica, ou "Para llenarme de ti" de Espanha.

E é assim, ou a Europa chamada ocidental abre os olhos, ou a Eurovisão transforma-se na Eurorientalvisão, em que só países da nova Europa darão cartas.

Já agora, não se trata de mau perder, de que já fui acusado, mas sim de ter olhos na cara! E não sou só eu a dizê-lo, a imprensa de todo o Velho Continente chamou atenção para isto mesmo!

As minhas preferidas

Agora que o Festival já vai, que já me sinto bem em mostrar parcialidade, aqui está o meu TOP5...

07_andorra_semi.jpg1.Andorra
A verdadeira canção de Festival, com aquela magia dos anos 70 ou 80... Uma letra de amor de fazer sorrir qualquer um... O regresso do prazer de decorar uma língua estranha... a viagem na paixão pela Eurovisão... a simpatia da actuação... a coreografia a lembrar o passado... Simplesmente perfeita...

07_14th_dress_44.jpg2.Suécia
Uma swedish stile dos tempos modernos, com uma letra linda e, mais que tudo, uma fortíssima Lena Philipsson, que apenas podemos descrever como PODEROSA.

07_ukraine_for_semi.jpg3.Ucrânia
Palavras para quê? Uma Ruslana Lyzhicko selvagem, guerreira, lutadora e, ainda para mais, com uma canção de nos fazer saltar do sofá e pular com ela... Um espectáculo digno de musical.

bel_xandee_final.jpg4.Bélgica
Realmente não percebi o que se passou com a votação, mas esta é mesmo uma excelente música, moderna e muito dance com outra poderosa a interpretá-la, a Xandee... Estranha a votação, não?

07_malta_II_semi.jpg5.Malta
As primeiras vezes que ouvi a música não dei nada por ela. voltei a fazê-lo e até a achei engraçadinha... O milagre aconteceu quando vi a actuação de Julie e Ludwig na semi-final... Fantástica!

drq1IMG_8957_0.jpgE Portugal?
Para os que já se estão a indignar por não ter escolhido a Sofia, "temos pena"! Acho que a música devia ter passado á final, tinha qualidade para isso, a Sofia é linda e esteve maravilhosamente bem na semi-final, mas estas são as minhas 5 primeiras.


14 maio 2004

Não devia a Croácia ser desclassificada?

07_pk_winner_7.jpgQuando alguém desrespeita as regras de um concurso, jogo, ou torneio, o mais provável é ser desclassificado, certo? Pois é, mas este ano houve alguém que fez algo muito grave no Festival da Eurovisão e nada aconteceu, mais precisamente a Croácia! Pois é, este país deu a si próprio 4 pontos, ou seja, desrespeitou uma das regras mais básicas do certame. Desconhecimento não foi, porque sempre que se iniciam as votações, é dito à exaustão que um país não pode votar na sua própria canção.

A televisão croata dá uma explicação ainda mais estapafúrdia. Segundo os responsáveis pela votação, foi avisado aos espectadores que não poderiam votar em Ivan Mikulic, cantor do país, mas isso não foi respeitado e acabaram por haver votos em massa no número 19. Mas tem lógica? Em nenhum país se cria a linha correspondente ao próprio representante. Por exemplo, em Portugal haviam 21 linhas abertas, uma vez que a 07 não existia. Percebem onde quero chegar? Não há mesmo desculpas!

Sinceramente, a Croácia deveria ter sido automaticamente desclassificada pela grande patada na poça.


13 maio 2004

Claro que tinha que gostar da música de Andorra

andorra_04.jpg
Comecei a gostar de Jugarem a estimar-nos, canção que representou Andorra no Festival Eurovisão da canção 2004 e quando dei por mim adorava-a. Novidades das novidades, afinal eu conheço o autor, que é namorado de um amigo meu. Jofre, sempre tivemos gostos parecidos... Parabéns amigo!


Como é que se pode sofrer tanto a ver o Festival da Eurovisão?

logo_2004_heart.jpgÉ verdade meus amigos, eu sinto-me mesmo idiota por ter sofrido tanto a ver a semi-final do Festival Eurovisão da Canção, mas sofri mesmo.

Primeiro, quando vi a "nossa" Sofia a subir ao palco fiquei queito, calado, com os olhos a encherem-se de água e o coração a bater com força. Já sei, é um bocadinho demais, mas não há quem sinta o mesmo a ver uma equipa ou a selecção portuguesa a jogar no estrangeiro? Acho que é a mesma coisa!

A nossa língua encheu-me de orgulho, o esforço dos nossos representantes, que tão bem nos defenderam, até coreografia ensaiaram, fez-me acreditar e a doçura selvagem da nossa "Victória" fez-me achá-la bela. Simplesmente adorei!

Voltei a sofrer quando chegaram os fatídicos subscritos onde estavam os 10 semi-finalistas com bilhete para a final, o Grande Festival da Eurovisão.

Um evelope... Sérvia! Dois envelopes... Malta! Mais um... Holanda! Outro... Albânia! O meu coração já estava a 120! Mais outro... Ucrânia! Comecei a ficar preocupado! Abre-se o sexto... Crácia! ... Bósnia! E eu já tremia! Mais um... Macedónia! E eu já nem conseguia olhar para a televisão! O penúltimo... Grécia! Ai! Só faltava um. ...Chipre!

Splash! Um balde de água fria!

Fiquei tão triste que nem conseguia olhar bem para ninguém. Estava com o meu namorado e o nosso padrinho e senti-me a desfalecer, não conseguia falar com eles! Tinha o site para actualizar, mas fiquei sem vontade de dar as más notícias "aos nossos leitores". Coloquei uma caixa na parte de cima da página principal com as palavras "Deixem-nos digerir a derrota por uns minutinhos!"

Como é que se pode sofrer tanto a ver a Eurovisão?
Eu respondo! É mesmo este o espírito de quem segue afincadamente o Festival. É por isso que o logotipo deste ano tem um coração, porque a UER já percebeu que existe uma legião de fãs que vibra, ri, chora, sofre, festeja, enfim, vive intensamente este acontecimento.

Guerra Ibérica no Festival da Eurovisão

Pois é meus amigos, há bastante tempo que não acontecia o que se está a passar na pré-Eurovisão deste ano. Portugal leva (finalmente) uma música comercial e os fãs nacionais estão contentes com isso. E ainda bem, ainda mal é a reacção super-explosíva que estão a ter, que os leva invadir os fórum da especialidade com um conjunto de autênticas campanhas pela nossa Sofia e pelo seu Foi Magia. Pensavam eles que assim conseguiriam tornar a nossa cantora famosa, que a iriam promover, mas o resultado está a tornar-se desastroso.

Os sites mais atacados são os espanhóis, onde, e sem ironia, quatro em cada dez opiniões publicadas são vindas de Portugal. Pois eles votam, eles comentam, entram em discussões, enfim, um autêntico rogabofe eurovisívo como nunca se viu. Nuestros hermanos estão a começar a perder a pouca paciência que têm quando são atacados e já iniciaram eles próprio outra campanha, deitar abaixo Portugal. (Digo-vos eu, não os condeno, com a vergonha que alguns portugueses tem feito nesses fóruns, que em algumas vezes já entra pelo exagero, eu faria o mesmo.)

Agora podemos ver uma autêntica batalha campal entre lusitanos e castelhanos, ao estílo dos ódios da Idade Média, apenas para ver quem irá ganhar, se eles, se nós. Alguns até já admitem que até gostam de Foi Magia, mas que nós somos tão odiosos que só querem que Portugal passe à final para ter os nossos famosos 12 pontos, que vão sempre direitinhos para a Esapnha. A coisa está a ficar de tal forma descontrolada que já está a acontecer o mesmo por toda a Europa.

Uns chama-lhe "12 pontos para a Sofia", outros "Campanha Nacional", eu, e digo-o com tristeza, uma vergonha de propaganda que só nos está a prejudicar e a envergonhar perante todo o Velho Continente.

Dou um conselho aos fãs portugueses a quem a carapaça serviu, fiquem-se pelos sites nacionais. Espanha e Europa irão descobrir com surpresa a potencia da actuação da Sofia e, se tivermos sorte, dar-nos-ão o bilhete de ida para a final do Festival. Tenham fé e não envergonhem mais quem gosta da Eurovisão. Definitivamente, não é esse o espírito.

Muito mais que o Festival da Canção...

Cheguei ao mundo dos blogs de uma vez por todas... É verdade que este está ligado intimamente com um site sobre o nostálgico Festival da Eurovisão, mas muito mais vai passar por aqui. Infelizmente, a minha paixão pelo ESC vai dominar; tentarei que isso não se torne muito chato... Mas viva a Eurovisão.

Filipe, esta é para ti, já tenho um blog, como tanto pediste. Agora espero que participes, pois foste tu que me deu força para começar. Um abraço.